Origem do termo Israel
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Origem do termo Israel
• Israel (Hebraico)
Os cabalistas orientais fazem derivar este nome de Isaral ou Asar, o Deus-sol. “Isra-el” significa “que luta com Deus” o “sol que se eleva sobre Jacó-Israel” designa o Deus-sol Isaral (ou Isar-el) que luta com “Deus e com o homem”, e a matéria fecundada, que tem poder também com “Deus e com o homem”, e frequentemente prevalece sobre ambos.
Esaú, Æsaou, Asu, é também o sol.
Esaú e Jacó, os alegóricos gêmeos, são emblemas do principio dual da natureza que está sempre em luta: bem e mal, luz e trevas, e o “Senhor” (Jehovah) é seu antítipo.
Jacó-Israel é o principio feminino de Esaú, como Abel é o de Caim, sendo Cain e Esaú o principio masculino. Por isto, a semelhança de Malach-lho, o “Senhor” Esaú luta com Jacó e não prevalece.
Em Genesis, XXXII, o Deus-sol luta primeiro com Jacó, desloca sua coxa (um símbolo fálico), e porém, é vencido pelo seu símbolo terrestre: a matéria; e o Deus-Sol se ergue sobre Jacó e sua coxa em aliança.
Todos estes personagens bíblicos, incluindo seu “Senhor Deus”, são figuras apresentadas em uma ordem de sucessão alegórica.
São símbolos da Vida e da Morte, do Bem e do Mal, da Luz e das Trevas, da Matéria e do Espirito em sua síntese, estando todos eles sob seus aspectos contrastados.
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Texto Edição, tradução: Frater Zion
Fonte: Glossário Teosófico
Os cabalistas orientais fazem derivar este nome de Isaral ou Asar, o Deus-sol. “Isra-el” significa “que luta com Deus” o “sol que se eleva sobre Jacó-Israel” designa o Deus-sol Isaral (ou Isar-el) que luta com “Deus e com o homem”, e a matéria fecundada, que tem poder também com “Deus e com o homem”, e frequentemente prevalece sobre ambos.
Esaú, Æsaou, Asu, é também o sol.
Esaú e Jacó, os alegóricos gêmeos, são emblemas do principio dual da natureza que está sempre em luta: bem e mal, luz e trevas, e o “Senhor” (Jehovah) é seu antítipo.
Jacó-Israel é o principio feminino de Esaú, como Abel é o de Caim, sendo Cain e Esaú o principio masculino. Por isto, a semelhança de Malach-lho, o “Senhor” Esaú luta com Jacó e não prevalece.
Em Genesis, XXXII, o Deus-sol luta primeiro com Jacó, desloca sua coxa (um símbolo fálico), e porém, é vencido pelo seu símbolo terrestre: a matéria; e o Deus-Sol se ergue sobre Jacó e sua coxa em aliança.
Todos estes personagens bíblicos, incluindo seu “Senhor Deus”, são figuras apresentadas em uma ordem de sucessão alegórica.
São símbolos da Vida e da Morte, do Bem e do Mal, da Luz e das Trevas, da Matéria e do Espirito em sua síntese, estando todos eles sob seus aspectos contrastados.
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Texto Edição, tradução: Frater Zion
Fonte: Glossário Teosófico
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